Pular para o conteúdo principal

Catadores, atacadistas e feirantes crescem com apoio do governo

O governador Ibaneis Rocha (MDB) falou dos benefícios a esses setores durante agenda nesta terça-feira (6)



Foto: Renato Santos.

Quando um governo não atrapalha e apoia os setores o resultado é a queda do desemprego e o aumento dos postos de trabalho. É o que tem feito a gestão Ibaneis Rocha (MDB) no Distrito Federal ao atingir o menor índice de desemprego dos últimos seis anos, mesmo tendo enfrentado uma pandemia no meio do caminho. O reconhecimento vem de diversas áreas.
 
Pela manhã, Ibaneis reuniu-se com empresários e catadores da Capital Recicláveis, no Scia. A empresa conta com 300 funcionários e presta assistência na coleta de materiais recicláveis e na rede de shoppings, supermercados e hipermercados. O encontro serviu para o grupo agradecer os incentivos fiscais concedidos na atual gestão e pedir mais segurança jurídica e outras medidas que permitam a ampliação do serviço.

"Temos incentivado muito o setor de recicláveis. Temos que ampliar a coleta seletiva e melhorar as condições, porque estamos trabalhando de mãos dadas com as cooperativas. Essa questão tributária é muito importante. Antigamente, as empresas iam embora e agora estão ficando aqui, crescendo mais e gerando emprego e renda", disse Ibaneis Rocha.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) ganhou força na atual gestão. Passou a tratar 100% do chorume, que antes era feito pela Caesb. A coleta seletiva também aumentou, passando de 28 contratos em 2018 para 41 em 2022, atendendo 32 das 33 cidades do DF.

Os papa-lixos também aumentaram, de 98 para 416, bem como os papa-entulhos, que passaram de 9 para 13 em operação no comparativo entre os dois últimos governos.

Em 2019 houve o primeiro concurso do SLU após mais de 20 anos, com posse de dezenas de servidores no mesmo ano. Em 2022 foram nomeados mais 70 servidores para a carreira.

"Essa reunião é uma forma de agradecimento pelo o que ele tem feito para o setor, com incentivos fiscais, e apresentar nossa empresa e novos projetos", disse o presidente da Capital Recicláveis, Jair Vitorino.

Em seguida, Ibaneis se encontrou com funcionários da Rede Comper, no Guará. Ele lembrou que o governo acabou com a guerra fiscal com o estado de Goiás, o que fez com que as empresas que pretendiam deixar o DF permanecessem por aqui.

Por fim, Ibaneis foi até a Feira dos Importados, no SIA, para ouvir os pleitos dos comerciantes, principalmente no tocante ao transporte público e melhorias na segurança. "Acabamos com o pagamento da Difal e ganhamos na Justiça um processo importante que discutia a licitação desse terreno. Passou a ser válida a licitação e hoje eles têm tranquilidade para trabalhar", lembrou Ibaneis, que se comprometeu a avaliar a ampliação das linhas de ônibus à Feira dos Importados nos finais de semana e reforçar a segurança da região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Namorados: shoppings preveem 13% de aumento das vendas para a data

Estimativa do Brasília, JK, Taguatinga e Terraço Shopping são positivas para a temporada Foto: Renato Santos. O Dia dos Namorados é uma das datas mais aguardadas pelo varejo. E as expectativas têm fundamento: para o período, os shoppings das Organizações PaulOOctavio — Brasília, JK, Terraço e Taguatinga, respectivamente —  indicam um crescimento de 13% nas vendas e 10% a mais de fluxo em comparação ao ano de 2022.   De acordo com o Instituto Fecomércio-DF, 64,5% dos consumidores pretendem presentear a pessoa amada neste Dia dos Namorados. Entre os lojistas, essa resposta é encarada com otimismo. Segundo o IF, 64,5% dos comerciantes acreditam que as vendas serão maiores que no ano passado. O valor do ticket médio também cresceu: de R$ 211,23 foi para R$ 227,98, com reajuste de 7,9% na comparação com a última edição da data. Ainda segundo a pesquisa, os brasilienses têm preferido roupas e/ou acessórios (25,8%); cosméticos e/ou perfumes (18,4%) e calçados (17,6%). Na sequência, flores (10

Cursos gratuitos de agente portaria, agente de segurança, agente de zeladoria, agente de serviços gerais e primeiros socorros com inscrições abertas

INSCRIÇÃO AQUI  Aulas são ministradas por professores renomados de entidades parceiras e abordam temas como relacionamento interpessoal, mediação de conflitos, sustentabilidade, legislação, eventos e dicas de segurança Com o objetivo de apoiar a geração de emprego e renda nos novos condomínios da região, a Associação de Síndicos do Distrito Federal, por meio do programa Qualifica Condomínios, um espaço voltado para a promoção de cursos, encontros e palestras para trabalhadores fora do mercado de trabalho.  A associação oferece cursos gratuitos está com inscrições abertas para os cursos de agente de portaria, agente de primeiros socorros, agente de zeladoria, agente de segurança em condomínios e agente de serviços gerais. As inscrições para os cursos de primeiros socorros, porteiros, segurança em condomínios, serviços gerais e zeladores, já podem ser feitas à partir do dia  25/05/2015 até 10/06, no site:  www.assosindicos.net

Na gestão Rogério Cruz, Prefeitura de Goiânia alcança, pela primeira vez, 98,08% no ranking da transparência, aponta TCM

Capital está em primeiro lugar entre municípios com mais de 250 mil habitantes. Foram pontuadas ferramentas de pesquisa, informações institucionais, previsão dos valores referentes a receitas e despesas, recursos humanos e licitações. "Uma gestão que cuida das pessoas preza por soluções integrativas e focadas no cidadão, com objetivo de aprimorar o serviço público", afirma prefeito A Prefeitura de Goiânia alcançou, pela primeira vez, percentual de 98,08% no ranking da Transparência, segundo relatório apresentado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Com isso, a capital ocupa o primeiro lugar  dentre os municípios goianos com mais de 250 mil habitantes. De acordo com o TCM, é a melhor nota já obtida por Goiânia. "Uma gestão que cuida das pessoas preza por soluções integrativas e focadas no cidadão, com objetivo de aprimorar o serviço público", afirma prefeito Rogério Cruz, que ressalta a "honra de que a capital ter alcançado exitosa posição logo no prime