Pular para o conteúdo principal

Projeto de Delmasso cria o Observatório da Economia Popular Solidária do Distrito Federal

Observatório reunirá dados de pesquisas para compreender onde é possível atuar na melhoria da economia solidária do DF

Foto: Rogério Lopes.

O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Delmasso (Republicanos), protocolou projeto de lei que institui o Observatório da Economia Popular Solidária do Distrito Federal, que consistirá, dentre outros aspectos, na elaboração de estatísticas sobre os esforços somados por vários entes da sociedade em virtude da economia solidária.

Para Delmasso, a criação do Observatório beneficiará principalmente os chamados "invisíveis" da sociedade, que sobrevivem de seus pequenos empreendimentos e que recebem pouco ou nenhum benefício do Poder Público por não terem demonstrado o seu valor.

"Devido a falta de consenso e de informações torna-se cada vez mais difícil manter experiências, empreendimentos e metodologias em funcionamento, pois os esforços realizados por empreendedores/as da economia popular solidária acabam por esbarrar na ausência de apoio e fomento", defende o autor do projeto.

Também são diretrizes do Observatório o fomento a economia popular solidária, a elaboração de pesquisas sobre a importância dessa economia para a sociedade, o apoio na formação e educação desses empreendedores.

"São homens e mulheres que sobrevivem a partir da união de esforços, da resistência às crises e de muita perseverança, quase sempre sem qualquer estímulo por parte do Poder Público", disse Delmasso.

Já com relação aos objetivos, espera-se que seja possível padronizar, integrar e padronizar o sistema de registro de informações dos empreendimentos solidários do DF, promover a convergência entre os órgãos que incentivam esses negócios e o fomento da economia solidária por meio de políticas públicas.

"Precisamos monitorar, estudar, acompanhar o desenvolvimento dos seus negócios, estudar casos e metodologias se quisermos apresentar ao Distrito Federal um modelo de empreendedorismo que se encaixe na realidade, principalmente da periferia da cidade, onde as pessoas têm pouco para produzir, mas quando juntam o pouco que possuem acabam transformando suas realidades", disse o vice-presidente da CLDF.

Delmasso ressalta que a lei não tem como objetivo gerar despesas ao Governo, mas sim criar metodologias capazes de trazer benefícios aos empreendedores solidários por meio de dados, o que, futuramente, trará ainda mais benefícios ao Distrito Federal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Namorados: shoppings preveem 13% de aumento das vendas para a data

Estimativa do Brasília, JK, Taguatinga e Terraço Shopping são positivas para a temporada Foto: Renato Santos. O Dia dos Namorados é uma das datas mais aguardadas pelo varejo. E as expectativas têm fundamento: para o período, os shoppings das Organizações PaulOOctavio — Brasília, JK, Terraço e Taguatinga, respectivamente —  indicam um crescimento de 13% nas vendas e 10% a mais de fluxo em comparação ao ano de 2022.   De acordo com o Instituto Fecomércio-DF, 64,5% dos consumidores pretendem presentear a pessoa amada neste Dia dos Namorados. Entre os lojistas, essa resposta é encarada com otimismo. Segundo o IF, 64,5% dos comerciantes acreditam que as vendas serão maiores que no ano passado. O valor do ticket médio também cresceu: de R$ 211,23 foi para R$ 227,98, com reajuste de 7,9% na comparação com a última edição da data. Ainda segundo a pesquisa, os brasilienses têm preferido roupas e/ou acessórios (25,8%); cosméticos e/ou perfumes (18,4%) e calçados (17,6%). Na sequência, flores (10

Cursos gratuitos de agente portaria, agente de segurança, agente de zeladoria, agente de serviços gerais e primeiros socorros com inscrições abertas

INSCRIÇÃO AQUI  Aulas são ministradas por professores renomados de entidades parceiras e abordam temas como relacionamento interpessoal, mediação de conflitos, sustentabilidade, legislação, eventos e dicas de segurança Com o objetivo de apoiar a geração de emprego e renda nos novos condomínios da região, a Associação de Síndicos do Distrito Federal, por meio do programa Qualifica Condomínios, um espaço voltado para a promoção de cursos, encontros e palestras para trabalhadores fora do mercado de trabalho.  A associação oferece cursos gratuitos está com inscrições abertas para os cursos de agente de portaria, agente de primeiros socorros, agente de zeladoria, agente de segurança em condomínios e agente de serviços gerais. As inscrições para os cursos de primeiros socorros, porteiros, segurança em condomínios, serviços gerais e zeladores, já podem ser feitas à partir do dia  25/05/2015 até 10/06, no site:  www.assosindicos.net

Na gestão Rogério Cruz, Prefeitura de Goiânia alcança, pela primeira vez, 98,08% no ranking da transparência, aponta TCM

Capital está em primeiro lugar entre municípios com mais de 250 mil habitantes. Foram pontuadas ferramentas de pesquisa, informações institucionais, previsão dos valores referentes a receitas e despesas, recursos humanos e licitações. "Uma gestão que cuida das pessoas preza por soluções integrativas e focadas no cidadão, com objetivo de aprimorar o serviço público", afirma prefeito A Prefeitura de Goiânia alcançou, pela primeira vez, percentual de 98,08% no ranking da Transparência, segundo relatório apresentado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Com isso, a capital ocupa o primeiro lugar  dentre os municípios goianos com mais de 250 mil habitantes. De acordo com o TCM, é a melhor nota já obtida por Goiânia. "Uma gestão que cuida das pessoas preza por soluções integrativas e focadas no cidadão, com objetivo de aprimorar o serviço público", afirma prefeito Rogério Cruz, que ressalta a "honra de que a capital ter alcançado exitosa posição logo no prime